A leitura é de suma importância na vida do praticante de Bushido Ryu, pois através dela é possível conquistar um conhecimento mais profundo sobre a essência da arte.

Abaixo temos a relação de livros obrigatórios aos alunos.


Título: O Zen nas Artes Marciais
Autor: Hyams, Joe
Editora: Pensamento

Sinopse: Este é um livro a partir dos qual os leitores poderão aprender a aplicar em suas vidas os princípios do Zen, segundo se projetam nas artes marciais, abrindo assim um fonte potencial de força interior que talvez jamais sonharam possuir. Com base no seu próprio envolvimento de mais de 20 anos com as artes marciais, o autor propõe a partilhar com os leitores o que aprendeu.

Título: O Mestre Silencioso


Título: BUSHIDO - O Código do Samurai
Autor: Yuzan, Daidoji
Editora: Madras

Sinopse: Uma casta de guerreiros conseguiu uma reputação inigualável no mundo: os samurais, conhecidos por suas técnicas militares e de combate, pelo seu caráter e por seu sangue frio inabalável. Eles foram figuras marcantes na época do Japão feudal. O período clássico dos samurais nasce com o advento do xogunato, na batalha de Sekigahara, em que o clã Tokugawa assume o poder. Miyamoto Musashi, com apenas 17 anos, participou dessa batalha, mas, infelizmente, do lado dos derrotados. Aqui, você irá saber um pouco mais sobre o modo de vida desses cavaleiros guerreiros que surgiram no século XII e sobre o Código do Samurai que data do século XVI.

Título: Karate-do - O Meu Modo de Vida
Autor: Funakoshi, Gichin
Editora: Cultrix

Sinopse: Muito já se publicou no Japão sobre o eminente mestre de karatê, Gichin Funakoshi. Mas esta é a primeira tradução de sua autobiografia para o português. Escrita pouco antes de sua morte, aos 90 anos, a obra descreve em detalhes sucintos a vida do mestre – sua infância e juventude em Okunawa, sua luta para aperfeiçoar e popularizar a arte do karatê, suas orienta- ções para se alcançar a longevidade – e revela sua personalidade única e seu modo de ver a si mesmo, ao seu mundo e à as arte. Através da leitura deste livro, o praticante de karatê-do chegará a uma compreensão maior do modo de viver e de pensar do mestre e, como conseqüência, da arte da autodefesa que ele tanto aperfeiçoou. Este é um livro altamente recomendado não só para os que praticam essa arte marcial, mas também para todos os que se interessam pela cultura e pelo pensamento do Oriente refletidos na ética e na arte da autodefesa.


Título: O Espírito do Aikidô

Título: O CAMINHO DO GUERREIRO - O Paradoxo das Artes Marciais
Autor: Reid, Howard; Croucher, Michael
Editora: Cultrix

Sinopse:
Numa série de oito documentários para a BBC, grandes mestres da Índia, da China, do Japão e das Filipinas nos fazem descortinar o fascinante panorama das artes marciais em suas diversas modalidades: Kalaripayit, Marma-Adi, Kung-Fu, Hsing-I, Pa-Kuá, T'Ai-Chi, Bujutsu, Karatê, Aikidô, Kendô, Naguinata-Dô, Eskrima e Shorinji Kempô. 'O Caminho do Guerreiro' nasceu das pesquisas empreendidas para a filmagem dessa série de documentários. Ricamente ilustrado em todos os seus capítulos, é um livro essencial para os entusiastas das artes marciais, mas fascinará igualmente a todos que se sentem intrigados pelo paradoxo que está implícito nessa mobilidade de defesa pessoal - a idéia de que a prática de uma habilidade mortal pode levar a uma iluminação espiritual cada vez maior - ou seja, em última instância, um caminho de luta para a paz.


Título: O Livro dos Cinco Anéis - Gorin no Sho
Autor: Musashi, Miyamoto
Editora: Conrad

Sinopse: Edição traduzida diretamente do original japonês em edição bilíngüe. Com apresentação de Sensei Gosho Motoharu, nono mestre sucessor do Niten Ichi Ryu no Japão e revisão técnica do Sensei Jorge Kishikawa maior mestre do Niten Ichi Ryu no Brasil.
Durante mais de 700 anos os samurais formaram a elite guerreira do Japão. Do século XI ao XIX o Japão teve na formação moral dos samurais a base de sua cultura.
"O Livro dos Cinco Anéis - Gorin No Sho" é o mais importante tratado da formação do guerreiro samurai. Seu autor Miyamoto Musashi (1584-1645), viveu na época de transição das grandes batalhas campais para a fase da estabilidade e da consolidação do xogunato Tokugawa em 1603, e parece encarnar em sua própria trajetória uma viagem no tempo. Descendente de uma família de samurai, Musashi dedicou sua vida ao Caminho da estratégia militar.
Guerreiro obstinado e temido por sua força e sabedoria de combate, Musashi derrubou escolas consagradas de esgrima impondo-se como um guerreiro imbatível. Ao atingir o ápice da força com mais de 60 batalhas vencidas, desiste dos duelos para seguir sua busca por conhecimento, dedicando a última fase de sua vida a escrever este manual que registra os fundamentos de sua escola.
Um livro indispensável sobre estratégia, disciplina e filosofia oriental.


Título: O Espírito Marcial
Autor: Marcos Natali
Editora: Ediouro

Título: Os Vinte Princípios Fundamentais do Karatê - O Legado Espiritual do Mestre
Autor: Funakoshi, Gichin
Editora: Cultrix

Sinopse: O método do mestre Funakoshi enfatiza as razões espirituais e a agilidade mental acima da força bruta e da técnica. Os praticantes não devem confiar na técnica apenas - socos, chutes e bloqueios -, mas, sim, fomentar também os aspectos espirituais da prática. Conheça a si mesmo e o resto se seguirá naturalmente, foi a mensagem que ele deixou para a posteridade há mais de 60 anos. Como axiomas, os princípios de Funakoshi estão abertos a várias interpretações. "Não existe o primeiro golpe no karatê" tem provocado intermináveis discussões quanto ao seu verdadeiro significado. Muitas dessas ambigüidades são esclarecidas nos comentários, que também são repletos de reflexões filosóficas, episódios históricos fascinantes e conselhos para quem busca um Caminho melhor.


Título: A Arte da Guerra
Autor: Tzu, Sun
Editora: L&pm

Sinopse: "A Arte da Guerra", o primeiro e mais célebre deles, é um tratado que, escrito por Sun Tzu no século IV a.C., superou sua dimensão militar original para se tornar, em nossos dias, referência para estratégias relacionadas às esferas relacionadas às esferas profissionais, esportivas e, mesmo, pessoais


Título: A Sabedoria do Guerreiro
Autor: Cleary, Thomas
Editora: Record

Sinopse: Escrito originalmente para governantes e generais, estes textos contêm a sabedoria que pode ser aplicada a todos os tipos de interação humana, mesmo nos dias de hoje, nos negócios, governos e relações interpessoais.

 


Título: BUSHIDO - ALMA DO SAMURAI
Autor: Nitobe, Inazo
Editora: Tahyu

Sinopse: O Bushido é o código de honra e de disciplina militar seguida pela classe de guerreiros mais conhecida no mundo, os Samurais. Preconizando a filosofia Zen que harmoniza corpo, alma e espírito, influenciada por idéias budistas, confucionistas e xintoístas, encaravam as Artes Marciais como um caminho para a iluminação, a ética e a sabedoria. 'Bushido - Alma de Samurai', retrata e preserva o espírito de uma era em que havia grandes guerreiros regidos por princípios de honra e lealdade. Mostra, como jamais havia sido feito antes, as virtudes do povo japonês, marcando a transição do Japão de um país feudal a uma potência industrial. Diferente de outras publicações sobre estratégia ou filosofia dos guerreiros orientais publicadas no Brasil, Inazo Nitobe conseguiu fazer de 'Bushido - Alma de Samurai', um livro único, escrito de forma atual e de fácil entendimento.


Título: Um Caminho de Paz - Um Guia das Tradições das Artes Marciais para os Jovens
Autor: Standefer, Roxanne; Ledwab, Claudio
Editora: Cultrix

Sinopse: Numa linguagem clara, simples e cativante, os autores levam os leitores jovens a conhecer os diversos aspectos das artes marciais. Desde a tradição até os muitos estágios de preparação mental e física necessários para o domínio das habilidades de um faixa-preta, os autores salientam o espírito de cooperação como chave do sucesso em qualquer arte marcial. Cuidadosamente ilustrado com figuras, quadros e casos curiosos para prender a atenção dos leitores mais jovens, "Um Caminho de Paz" é uma ferramenta educacional perfeita para o artista marcial jovem e um excelente recurso para pais, professores e instrutores de artes marciais.


Título: MUSASHI - Volume I e Volume II
Autor: Yoshikawa, Eiji
Editora: Estação Liberdade

Sinopse:
Musashi é o grande romance épico japonês do século XX, com cerca de 120 milhões de exemplares vendidos. Esta história de Miyamoto Musashi, na vida real o grande samurai do japão da época dos xongus, conta como um jovem selvagem e sanguinário adquire, ao longo de inúmeras lutas e constantes situações de grande perigo, as qualidades e a têmpera que o levariam a ser o maior e mais sábio de todos os guerreiros. O Volume I contém os livros A Terra, A Água, O Fogo, O Vento (1ª parte). O Volume II contém os livros O Vento (2ª parte), O Céu, As Duas Forças e A Harmonia Final.


Título: O Caminho do Guerreiro - Volume I e Volume II
Autor: Sugai, Vera Lucia
Editora: Gente

Sinopse:
O Caminho do Guerreiro é um livro que apresenta as artes marciais como proposta superior ao simples emprego de técnicas de movimentos, que têm sido apresentadas, na maioria das vezes, como técnicas de autodefesa. É um livro que proporciona a você leitor, o conhecimento das bases de uma arte, ou melhor, de uma luta, que pode faze-lo sentir-se leve, equilibrado, satisfeito e grato pela liberdade que a si mesmo propiciou: a de viver a experiência de um movimentar que o expressa com tamanha verdade e amplitude a ponto de torná-lo capaz de tocar os contornos do mundo. A autora convida aqueles que buscam uma filosofia, pois estas o são - que privilegie a tão falada qualidade de vida e que, simultaneamente, desencadeie e auxilie um processo de elevação do espírito, a acompanhá-la neste caminho.

 


Título: Os Samurais
Autor: Kristeva, Julia
Editora: Rocco

Sinopse: É impossível deixar de comparar "Os Samurais", de Julia Kristeva, com Os mandarins, o clássico que celebrizou Simone de Beauvoir e lhe rendeu o prêmio Goncourt, em 1954. Os dois romances se referem aos tempos de glória de Paris e da intelectualidade francesa, apresentam os personagens ilustres da época e discutem questões como a condição da mulher e filosofia política. No entanto, se a geração de Simone de Beauvoir é engajada e combativa, a de Julia Kristeva tem uma política mais sutil, à oriental, em que sua alegria de viver considera a vida como arte marcial.

"Os Samurais" trata do amor com a delicada poesia de uma bem elaborada filosofia sobre sensibilidades humanas a respeito do tempo, da vida e da morte. É um prazer amar como ama Julia Kristeva, com a consciência e o pensar cotidiano sobre a existência: "O tempo do amor mergulha em nossas sensações até que os cinco sentidos nos façam submergir de dor ou de enlevo. Dizem que o amor dura quando os aventureiros conseguem tratar de seus ferimentos, quando a pele se renova, quando começam a olhar um para o outro como Narciso na água. Isso exige muita paciência, um grande culto ao tempo... à magia que transforma o espaço de uma percepção, de um mal-estar ou de uma alegria em uma dádiva... Somente um barulhinho para lhe avisar que estou aqui com você, que estamos tão bem juntos aqui... O tempo é o amor às pequenas coisas, aos sonhos, aos desejos. Não temos tempo porque não temos bastante amor. Perdemos quando não amamos..."


Título: Três Mestres do Budo
Autor: Stevens, John
Editora: Cultrix
 
Sinopse: Quando se fala do Japão e da cultura japonesa, invariavelmente vem à nossa mente a idéia de artes marciais (Budo). Hoje, as artes marciais mais praticadas no mundo são o judô, o karatê e o aikido. O que eles têm em comum e em que diferem? Para responder a essas perguntas, nada melhor que conhecer os fundadores desses caminhos: Jigoro Kano, Gichin Funakoshi e Morihei Ueshiba. Três Mestre do Budo é uma apresentação da vida e dos ensinamentos desses mestres, que se conhecem muito bem e interagiram de diversas maneiras fascinantes. Seus ensinamentos exercem um profundo impacto sobre a sociedade japonesa moderna, e a prática das artes do judô, do karatê e do aikido espalhou-se rapidamente para outros países. Essas três artes são agora avidamente estudadas em todo o planeta como parte da cultura mundial, e este livro procura estimular uma reavaliação da natureza e do verdadeiro propósito dessas três artes marciais.

 


Título: A Magia da Espada Japonesa
Autor: Guimarães, George
Editora: Cultrix

Sinopse: Com este livro, além de proporcionar conhecimentos históricos e técnicos úteis aos praticantes da luta japonesa de espada, o autor traz a público preciosos ensinamentos filosóficos dos samurais, os notáveis guerreiros do Japão medieval, conceitos esses extremamente valiosos não só para quem pratica as artes marciais, como principalmente para as lutas cotidianas do homem comum no mundo moderno, tais como a ansiedade na escalada do sucesso e as frustrações nas derrotas a que todos estamos sujeitos; as alternâncias dos que se juntam e se separam; a adaptabilidade necessária a cada um para vencer os obstáculos com os meios de que dispõe e, até mesmo, a coragem para enfrentar a morte prevista ou inesperada

 


Título: SEGREDOS DO BUDÔ - Ensinamentos dos Mestres das Artes Marciais
Autor: Stevens, John
Editora: Cultrix

Sinopse:
"Segredos do Budô: Ensinamentos dos Mestres das Artes Marciais" é uma obra composta por três seções. A primeira é uma compilação dos princípios do Budô, extraídos de diversos manuais de treinamento e de códices de divulgação. A segunda seção contém excertos sobre os elementos filosóficos do Budô, inclusive a tradução de um texto japonês seminal chamado Neko no Myojutsu, "As técnicas Maravilhosas do Gato Velho". Na terceira seção estão os contos sobre os ensinamentos dos mestres do Budô. Também foram incluídas na obra várias ilustrações de diferentes mestres das artes marciais.


Título:O Samurai - A Vida de Miyamoto Musashi
Autor:Pinheiro, Mauro
Editora:Estacao Liberdade

Sinopse: Força, inteligência, espiritualidade, arte e filosofia. Para contar a história de uma das maiores lendas do Japão o autor norte-americano William Scott Wilson, renomado conhecedor e estudioso da língua e cultura japonesas, se vale de diferentes recursos ao escrever "O Samurai - A Vida de Miyamoto Musashi", biografia do lendário espadachim que viveu no Japão durante os séculos XVI e XVII. O livro traz ainda mapas que retratam o Japão no período Edo (1603-1868), desenhos do próprio Musashi, e fotos do monumento funerário erguido em sua homenagem, da caverna onde ele esteve escondido e também imagem da escultura de madeira de autoria do próprio samurai. Musashi destacou-se nas lutas, mas também ficou conhecido como um dos mais respeitados pintores a nanquim, um notável praticante de caligrafia tradicional, poeta e estudioso da filosofia zen- budista.