HUMBO DOJO               Área do Aluno:
       Gustavo da Silva Ferreira       
Quem sou eu.
Bushido Ryu e Eu.
Não sei dizer quem eu sou. Sei do valor que carrego: amor (quando digo amor, é a forma como ele se manifesta através das nossas ações). Também sei das opiniões que tenho sobre determinados assuntos, mas não sei se elas permanecerão as mesmas amanhã. E das muitas limitações que ainda preciso superar.
O Bushido Ryu foi um ponto de mudança na minha vida. A princípio o Dojo era o local onde eu aprenderia técnicas de luta, e condicionaria o meu corpo. Hoje é o local onde eu aprendo a superar as minhas limitações. Não limitações físicas, mas as que determinam a maneira como enxergo o mundo, meus hábitos comigo e outras pessoas, meus pensamentos e atitudes em determinadas situações.

Meu Diário
15/12/2015 00:50:06
Pessoal, oss! Bom, hoje tivemos a etapa teórica do exame de faixa, e eu gostaria de escrever para vocês, aqui, as ideias que me fugiram na hora da explanação sobre a tríade (corpo, mente, e espírito). Sobre o corpo: O corpo é o instrumento que possuímos para movimentar toda a energia a nossa volta. É com ele que executamos todos os comandos enviados pela mente, e é por isso que é preciso mantê-lo saudável. Se o instrumento de ação estiver doente, essas não serão executadas de maneira plena. A mente: A mente é responsável por tudo aquilo que executamos, é a mente que determina se vamos avançar com um pé ou com outro, pular ou rolar, desistir ou seguir adiante, permanecer alegres ou tristes. Mushin, "não-mente", é o estado onde a arte se desenvolve plenamente, de maneira fluída, sem se apegar a movimentações padronizadas ou complexas. Uma mente saudável não deve ser apegada a seus pensamentos, mas ser observadora. Todo apego gera um vício (seja um vício na hora de fazer um movimento, na hora de consumir alguma substância, ou na hora de se comportar perante determinadas situações), e todo vício nos desvia do verdadeiro caminho. Se, por exemplo, sentimos medo, não devemos nos apegar à sensação do medo, apenas saber que ele existe, observá-lo, e deixá-lo ir em frente. A mente deve estar livre para encontrar a solução para este medo. Se somos atacados, não devemos pensar em como nos defender (se o braço esquerdo vai passar por cima do braço do adversário, puxar pra trás, torcer pra lá), apenas nos defender. A mente deve estar livre para realizar o próximo movimento. O espírito: Bom, o espírito é um ponto que eu realmente não compreendo muito bem. Acredito que seja a energia que une a mente ao corpo, que impulsiona a vida. Se dissermos que alguém tem o espírito forte, então essa pessoa deve ter a determinação de superar os vícios da mente, sem fraquejar, sem se desmotivar. Corpo, mente, e espírito, estão totalmente interligados, pois o estado de um, reflete diretamente no outro. Uma mente viciada, irá fazer com que o corpo manifeste doenças e se enfraqueça (chocolate, se a mente está viciada na sensação de prazer ao comer um chocolate, e o façamos com frequência, o corpo irá demonstrar sinais de fadiga e/ou desenvolver problemas funcionais. Se permanecermos tristes, logo iremos parar de nos movimentar e o corpo também se enfraquecerá). Um corpo debilitado não será capaz de realizar todos os comandos da mente.