HUMBO DOJO               Área do Aluno:
       Marlene Lira       
Quem sou eu.
Bushido Ryu e Eu.
Oss!!!
Infelismente apaguei por acidente a mensagem que havia deixado aqui quando começei, hoje as palavras serão outras com certeza.
Defino o que o Bushido é pra mim hoje como:
"AUTO CONHECIMENTO", porque hoje vejo que "SE" conhecer é a base de tudo. Quando você passa a se conhecer em sua totalidade, seus medos, suas fraquesas, seus conflitos, suas qualidades, você consegue administrar melhor sua vida, e o bushido me proporciona a cada dia um encontro com o meu "EU" que nunca termina.
Conhecendo a mim mesma, consigo observar melhor as pessoas e entender que cada pessoa tem suas particularidades e que precisamos respeitar isso e que a "suavidade vence a força". Oss!!

Meu Diário
3/1/2017 18:30:49
A Agua pousou, e deu lugar ao Tigre! Hoje 03-01-2017, primeiro treino como "Tigre", que toda garra e força seja ainda mais despertada para evolução! Oss!

22/1/2016 14:11:49
Algumas coisas já nascem conosco, em nossa alma e nosso coração, outras temos que aprender, evoluir, creio que esse é o propósito da vida, a razão pela qual estamos aqui.
Desde que conheci essa Arte, Bushido Ryu, passei a enxergar as coisas por vários ângulos. Hoje percebo que se seguirmos algumas direções conseguimos aproveitar melhor nossa estadia aqui.
- Nunca julguar sem saber os detalhes, ou mesmo sabendo, porque é fácil quando não é com a gente.
- Não tirar conclusões precipitadas, nem sempre é o que parece ser.
- Tentar ver sempre o lado bom das coisas e das pessoas, mesmo que tudo conduza para o contrário.
-Antes de dizer algo negativo sobre alguém, se perguntar no que isso vai contribuir para a melhora direta ou indireta dessa pessoa.
-Não substimar ninguém.
-Não ser arrogante com os humildes, nem Humildes com os arrogantes!
-NUNCA decidir nada no calor da emoção, mesmo que algo que pareça maior que você o tente. Resista, durma e acorde, e td parecerá menos dificil.
-PERDOAR, o Perdão traz um bem muito maior a quem o concede!
Mágoa - Má Água, nunca acumule dentro de você, nosso corpo é composto de 70% de água.
Enfim... Faça por merecer essa dádiva que é VIVER. Um verdadeiro presente Divino.
Oss!
Merecimento!
Hoje aconteceu algo, que fez refletir sobre merecimento!
Porque normalmente falamos: “ A eu não mereço” ou “Eu mereço muito mais”
E as vezes nos veem a mente até alguns pensamentos egoístas:
Porque o fulano tem tal coisa e eu não tenho?
Penso que Merecimento está ligado a doação... isso mesmo Doação!
A ordem é :
Primeiro eu faço por alguém, sem intenção de retorno, e o Universo retribui com alegria ás minhas necessidades no momento certo!
Simples assim!!!
Estudando um pouco, separei alguns trechos, de alguém que usou muito bem as palavras para me expressar.
Que sirvam de reflexão para todos que lerem...
Pela lei de Causa e Efeito, sempre recebemos o retorno de cada pensamento, palavra, expressão de sentimento ou ato praticado. Porém, ela funciona nas duas vias, isto é, tanto para o bem, paz e felicidade, como para o mal, perturbação e desconforto. Resumindo: a semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória.
Aplicação da Lei de Causa e Efeito: a cada um será dado segundo as suas obras, ou seja, segundo o seu merecimento. A felicidade ou a desgraça que acompanha o Espírito, nesta vida ou no plano Espiritual, decorre unicamente de suas obras, daquilo que ele fez. Se agiu para o bem, será agraciado; se agiu para o mal, sofrerá as consequências infelizes de seus atos
Os frutos bons todos apreciamos. O difícil é deglutir os frutos amargos que as sábias e perfeitas leis da vida nos impõem por força de nossas escolhas infelizes anteriores. Nessa situação, hora de expiações e provas, temos que apresentar nosso testemunho de fé verdadeira e nos resignar graças à compreensão de que as vicissitudes pelas quais estamos passando não representam determinismo divino ou capricho do destino.
Não há privilégios, boa estrela, sorte ou azar, somente Consequências.
Ninguém recebe além ou aquém do que tem direito pelo seu merecimento. Nossos pedidos, nossas preces, nossa realização, enfim, tudo em nossa jornada está diretamente ligado ao nosso merecimento O modo como as pessoas reagem quando as coisas não dão certo, com raiva, revolta, ressentimento e ingratidão, mostra com precisão cirúrgica o porquê das coisas não terem dado certo.
O que você pensa, a atitude que você tem, o que você diz, como você age, enquanto está passando pelo deserto, determina quanto tempo você permanecerá lá.
A grandeza não consiste em receber as honras, mas em merecê-las.
Esse é nosso Maior desafio!
Oss!

20/12/2013 10:36:57
O Treino de ontem foi excelente, e como sempre mostrou o quanto podemos nos superar. 300 Flexões, faça o máximo que puder... e os resultados aparecerão com certeza. Oss Shidoshi !

17/12/2013 09:30:49
18 Sugestões de Dalai Lama para se viver bem consigo mesmo, com os outros e com o mundo
1. Saiba que grande amor e grandes conquistas envolvem grande risco.
2. Quando você perder, não perca a lição.
3. Siga os três “R”s: Respeito por si mesmo. Respeito pelos outros. Responsabilidade por todas as suas ações.
4. Lembre-se que não conseguir o que você quer às vezes é uma maravilhosa sorte.
5. Aprenda as regras para que você possa quebrá-las apropriadamente.
6. Não deixe um pequeno conflito machucar uma grande amizade.
7. Quando você descobrir que cometeu um erro, tome medidas imediatas para corrigi-lo.
8. Passe algum tempo sozinho todo dia.
9. Abra seus braços para a mudança, mas não abandone seus valores.
10. Lembre-se que o silêncio às vezes é a melhor resposta.
11. Viva uma boa e honrada vida. Quando você olhar pra trás e refletir, vai poder aproveitar uma segunda vez.
12. Uma atmosfera amorosa em sua casa é a fundação para sua vida.
13. Nas discordâncias com aqueles que amamos, lide apenas com a situação atual. Não traga o passado.
14. Compartilhe seu conhecimento. É uma maneira de alcançar a imortalidade.
15. Seja gentil com a Terra.
16. Uma vez por ano, vá para um lugar que você nunca foi antes.
17. O melhor relacionamento é aquele em que o amor de um para o outro é maior que a necessidade de um pelo outro.
18. Julgue seu sucesso pelo que você teve que largar para alcançá-lo.

17/12/2013 08:14:46
COMO ALCANÇAR A FELICIDADE
Para começarmos, podemos dividir todo tipo de felicidade e sofrimento em duas categorias principais: mental e física. Das duas, é a mente que exerce a maior influência em muitos de nós. A menos que estejamos gravemente doentes, ou privados de nossas necessidades básicas, a condição física representa um papel secundário na vida. Se o corpo está satisfeito, praticamente o ignoramos. A mente, entretanto, registra cada evento, por mais pequeno que seja. Por isso, deveríamos devotar nossos mais sérios esforços à produção da paz mental. A partir de minha própria limitada experiência, descobri que o mais alto grau de tranqüilidade interior vem do desenvolvimento do amor e da compaixão. Quanto mais nos ocuparmos com a felicidade alheia, maior se tornará nossa sensação de bem-estar. O cultivo de sentimentos amorosos, calorosos e próximos para com os outros automaticamente descansa a mente. Isto ajuda a remover quaisquer temores ou inseguranças que possamos ter e, nos dá força para enfrentarmos quaisquer obstáculos que encontramos. É a principal fonte de sucesso na vida. Enquanto vivemos neste mundo estamos destinados a encontrar problemas. Se, nessas ocasiões, perdemos a esperança e nos desencorajamos, diminuímos nossa habilidade de encarar as dificuldades. Se, por outro lado, nos lembramos que não se trata apenas de nós, mas, que todos têm de passar por sofrimento, esta perspectiva mais realista aumentará nossa capacidade e determinação para sobrepujarmos os problemas. Na verdade, com essa atitude, cada novo obstáculo pode ser encarado como sendo mais uma valiosa oportunidade de aprimorar nossa mente! Desse modo, podemos gradualmente nos esforçar para nos tornarmos mais compassivos, ou seja, podemos desenvolver tanto a genuína empatia pelo sofrimento dos outros, quanto a vontade de ajudar a remover sua dor. Como resultado, crescerão nossas próprias serenidade e força interior. (Dalai Lama)

23/5/2013 07:55:15
Nossa! a quanto tempo não passo por aqui.
A vida é realmente uma grande escola, onde aprendemos a cada dia algo novo, sobre os outros e sobre nós mesmos.
Ela nos coloca a prova diante de nossos próprios sentimentos, crenças, só p/ ver se aprendemos mesmo a lição.
Por isso tire proveito de cada dia que viver, pois ele será único!
E se não aprender nada não terá valido a pena vive-lo.
" O que não mata fortalece" do filosofo Friedrich Nietzsche.
Até a próxima lição.
Oss!!

18/1/2012 19:51:51
Oss!!
O caminho é longo e difícil, cada dia precisa ser uma conquista, uma batalha vencida, se ficarmos parados achando que não conseguiremos, nossa derrota já está declarada. Esqueça o cansaço, o desânimo e principalmente a preguiça.
É preciso persistir, ser forte.
A vida vai te testar sempre e você escolhe se levanta ou se fica no chão. Oss!!!!

27/12/2011 08:18:17
2011 está chegando ao fim, mas o Bushi recomeça a cada ano, e recomeça mais forte, mais determinado em realizar seus projetos, seus sonhos.
A todos que estão no Caminho do Guerreiro, um 2012 de muitas realizações, não pense, aja, não sonhe somente , realize, busque, corra atrás, tem um mundo de coisas esperando por você. Muito sucesso a todos e a frase do momento é:
" O sofrimento é passageiro, o deistir é para sempre."
Oss!!

16/12/2011 20:48:48
Domingo, dia 18-12-2011 as 18:00, essa data com certeza vai ficar na memória de muitos. Aos alunos que fizeram o Exame e aos Bushis que entendem o verdadeiro sentido da Arte muito mais.
Que ansiedade hein, então não percam por nada, será um dia de grandes emoções. é um novo ano que está por vir e o caminho do Bushi é árduo, mas muito promissor.
Esperamos por todos. Aos alunos que não fizeram exame, venham de uniforme de treino ( Calça preta e camiseta branca).
Oss!!!

9/12/2011 19:51:08
Oss!!
"Seja forte! Não como uma onda que tudo destrói, mas como uma rocha que tudo suporta."

9/12/2011 18:55:00
OSS!!!
Faltam poucas horas para o Exame, não vou participar esse ano, mas já estou ansiosa por todos que vão participar, já vivi isso também.
Tenho lido os depoimentos dos que estão escrevendo no Site e confesso que estou muito feliz por ver que a maioria está conseguindo entender o verdadeiro significado da Arte Bushido Ryu.
E muitos depoimentos se resumem no Encontro consigo mesmo, Eita coisa boa né?.
Quando começamos a nos conhecer, nos corrigir em algumas coisas tudo parece ficar mais fácil.
Quando começamos entender o verdadeiro sentido das palavras "Amor", "respeito" "dignidade""humildade", percebemos que o que mais importa, é estarmos em paz conosco, pois assim conseguimos ser melhor para os outros.
Entender que não somos donos de ninguém, entender que bens materiais não dizem quem somos, entender que temos que agradecer sempre que temos uma oportunidade de ajudar alguém, mesmo que seja só ouvindo seus problemas.
Tudo isso vem primeiro, vem antes dos socos, dos chutes, da força, e é a partir dai que nos tornamos verdadeiros guerreiros, verdadeiros Bushis.
Boa Sorte a todos, pra mim é uma grande honra participar de tudo isso.
Tenho muito orgulho do nosso Shidoshi e lhe sou eternamente grata.
Esse dia será inesquecível para todos, e o dia da entrega da faixa conquistada mais ainda.
Porém, se nesse último, não tiver a notícia que espera, não desista, se não ouviu ainda, Lembre-se:
"Um guerreiro cai 7 vezes para levantar 8"
O Shidoshi sempre diz isso!!
"E quando a vida ter der uma rasteira, só você pode decidir, se levanta e recomeça ou se fica no chão."

30/9/2011 21:18:00
Ontem fez um mês que não treino, como sinto falta
As vezes somos surpreendidos por uma força maior que nos faz frear algumas coisas que gostamos de fazer, porém aprendi que nada pode ser lamentado
Estou me recuperando e logo estarei de volta
Essa Arte faz falta para o corpo, para a mente, e para o espirito ou alma como muita gente prefere falar.
Como o Bushido é uma Arte que não se resume na prática no tatame, mas principalmente fora dele, aproveito para treinar outros pontos, que nada tem a ver com o físico.
A paciência, a tolerância, o respeito ao espaço e opinião das pessoas, a benevolência, a humildade ao contrário do que muita gente pensa , isso também se treina.
Temos que nos observar sempre, a cada momento, em cada atitude, e isso não é fácil, reconhecer nossos erros e falhas, e nos corrigirmos é muito mais dificil do que treinar no tatame.
Assim sigo no treino diário e agradecendo sempre ao Shidoshi, que desenvolve cada vez mais seus conhecimentos para nos fazer evoluir.
OSS!!!

11/8/2011 07:39:40
Oss!! A vida nos põe á prova todos os dias, e é assim que encontramos cada vez mais razões para viver e lutar, e acreditar no amanhã.
Como seria sem graça viver sem oportunidade de crescer, de evoluir, tudo igual sempre, Nossa!!!
Por isso é preciso sempre tirar um proveito de todos os acontecimentos da nossa vida.
Em situações adversas ou complicadas, difíceis e tristes, pergunte sempre a si mesmo:
O que eu posso aprender com isso?
Em que isso pode contribuir para o meu desenvlovimento pessoal?
O que eu faria diferente da próxima vez?
E em que essa situação pode servir como exemplo para que outras pessoas façam diferente, nãao passem pela mesma situação?
Pense Nisso!! "Sejas forte, não como o vento que a tudo destrói, mas como a rocha que a tudo suporta"

25/7/2011 20:06:15
Sonho!!
Palavra simples que pode ter valor diferente para cada pessoa.
Para alguns, um sonho pode ser um desafio também, se naquele momento parecer tão difícil de realizar.
Para outros, pode ser uma promessa feita a alguém ou a si mesmo.
E para outros ainda pode ser o sonho de ser uma ponte ou uma luz para aqueles que estão em busca de seus sonhos, mas que por algum motivo deixaram p/ depois, ou não acreditam mais que podem ou não sabem o quanto podem.

Portanto, acredite no SEU sonho sempre, não deixe que NADA nem NINGUÉM, por um segundo se quer o faça pensar em desistir, ou achar que tudo foi em vão.
Essa foi uma das primeiras e porque não dizer das inúmeras lições que aprendi com o meu Shidoshi Marcelo Gomes, Homem da maior determinação , entusiasmo e sabedoria que eu já tive a oportunidade de conhecer.
OSS!! Shidoshi!

18/7/2011 20:13:16
Oss!!!
Já faz algum tempo que não passo por aqui, não vou dar desculpas, quero hoje falar o quanto essa Arte é importante p/ mim.
Minha tragetória ainda é curta, mas tenho visto como uma Arte pode transformar pessoas, é mágico como ela entra no coração e transforma totalmente aquele que deseja mudar, deseja melhorar, deseja se conhecer.
Ela te leva a uma incrível viagem ao seu "EU",onde estão todos os segredos para o sucesso e para a realização pessoal.
Quando você começa a se conhecer e percebe que existe um enorme potencial dentro de você só esperando para ser explorado, tudo fica grandioso. Tenho tido a oportunidade de ver isso acontecer em muitas pessoas, e agradeço a oportunidade de presenciar algo tão nobre que a Arte é capaz de proporcionar. Agradecimentos especiais ao Shidoshi Marcelo Gomes e meus colegas de treino que me ajudam a desenvolver a cada dia.
OSS!!!

6/7/2010 16:22:59
Mulher é Isso!!
Bushi é Isso!!
Ser mulher é viver mil vezes em apenas uma vida, é lutar por causas perdidas e sempre sair vencedora, é estar antes do ontem e depois do amanhã, é desconhecer a palavra recompensa apesar dos seus atos.
Ser mulher é caminhar na dúvida cheia de certezas, é correr atrás das nuvens num dia de sol e alcançar o sol num dia de chuva.
Ser mulher é chorar de alegria e muitas vezes sorrir com tristeza, é cancelar sonhos em prol de terceiros, é acreditar quando ninguém mais acredita, é esperar quando ninguém mais espera.
Ser mulher é identificar um sorriso triste e uma lágrima falsa, é ser enganada e sempre dar mais uma chance, é cair no fundo do poço e emergir sem ajuda.
Ser mulher é estar em mil lugares de uma só vez, é fazer mil papeis ao mesmo tempo, é ser forte e fingir que é frágil pra ter um carinho.
Ser mulher é se perder em palavras e depois perceber que se encontrou nelas, é distribuir emoções que nem sempre são captadas.
Ser mulher é comprar, emprestar, alugar, vender sentimentos, mas jamais dever, é construir castelos na areia, vê-los desmoronados pelas águas e ainda assim amá-las.
Ser mulher é saber dar o perdão, é tentar recuperar o irrecuperável, é entender o que ninguém mais conseguiu desvendar.
Ser mulher é estender a mão a quem ainda não pediu, é doar o que ainda não foi solicitado.
Ser mulher é não ter vergonha de chorar por amor, é saber a hora certa do fim, é esperar sempre por um recomeço.
Ser mulher é ter a arrogância de viver apesar dos dissabores, das desilusões, das traições e das decepções. Ser mulher é ser mãe dos seus filhos e dos filhos de outros e amá-los igualmente.
Ser mulher é ter confiança no amanhã e aceitação pelo ontem, é desbravar caminhos difíceis em instantes inoportunos e fincar a bandeira da conquista.
Ser mulher é entender as fases da lua por ter suas próprias fases. É ser "nova" quando o coração está a espera do amor, ser "crescente" quando o coração está se enchendo de amor, ser "cheia" quando ele já está transbordando de tanto amor e "minguante" quando esse amor vai embora.
Ser mulher é hospedar dentro de si o sentimento do perdão, é voltar no tempo todos os dias e viver por poucos instantes coisas que nunca ficaram esquecidas.
Ser mulher é cicatrizar feridas de outros e inúmeras vezes deixar as suas próprias feridas sangrando.
Ser mulher é ser princesa aos 20, rainha aos 30, imperatriz aos 40 e especial a vida toda.
Ser mulher é conseguir encontrar uma flor no deserto, água na seca e labaredas no mar.
Ser mulher é chorar calada as dores do mundo e em apenas um segundo já estar sorrindo.
Ser mulher é subir degraus e se tiver que descê-los não precisar de ajuda, é tropeçar, cair e voltar a andar.
Ser mulher é saber ser super-homem quando o sol nasce e virar cinderela quando a noite chega.
Ser mulher é ter sido escolhida por Deus para colocar no mundo os homens.
Ser mulher é acima de tudo um estado de espírito, é uma dádiva, é ter dentro de si um tesouro escondido e ainda assim dividi-lo com o mundo

28/12/2009 12:34:16
Uma definição para o Bushido Ryu na palavra do Shidoshi Marcelo Gomes, do qual tenho a honra de receber muitos ensinamentos.
Á "Ele" o meu Muito obrigada!!
Bushido Ryu é arte, filosofia, poesia e encontro do "EU" interior.
É buscar despertar dentro de si mesmo, para que o fraco se torne forte.
É uma arte de vitórias pessoais e de conquistas permanentes.
Pois aquele que se vence, vence qualquer coisa.
Isso é Bushido Ryu.
Oss!!

28/12/2009 10:57:17
Shidoshi Marcelo Gomes
Homem de grande sabedoria e benevolência, honrados são os que tem a oportunidade de desfrutar de seus ensinamentos. Sua dedicação só pode ser comparada com a imensidão do Céu, presente do nosso Criador.
Que o Senhor, que é um presente aos seus bushis e muito tem nos ensinado, tenha a permissão do Criador para permanecer entre nós com toda essa garra que lhe é peculiar, nos orientando para o caminho a ser seguido por muito tempo e que outros possam caminhar ao seu lado como multiplicadores de seus ensinamentos, pois o Bushido Ryu precisa disso: de Multiplicadores.
Que em 2010 possam ser muitos, para que uma verdadeira legião se forme levando o Bushido para mais e mais pessoas.
A todos os companheiros do Budo..
OSS!!

23/12/2009 14:25:48
Treino de Segunda 21-12-2009
No treino de Segunda-Feira o Shidoshi nos deu uma lição
A lição de que devemos tentar, tentar sempre e que também não podemos perder o controle quando nos vemos sob pressão, treinamos uma Arte que nos leva a superar limites, manter o controle emocional e o equilibrio e nunca esquecer o respeito com aquele nos é precioso.

É assim...A vida te espreme e você sobe ou desce, por isso é preciso se conhecer e saber para onde está indo ou onde quer chegar.
No final o Shidoshi perguntou um a um dos alunos:
Porque você treina?
Várias foram as respostas:
Para ficar forte
Para saber me defender
Para superar meus limites
Para vencer meus limites ( o que eu também respondi )
Hoje Depois de refletir sobre a pergunta do Shidoshi, tenho outra resposta:
Treino para superar o que eu ainda acho que são meus limites, pois sei que tais limites eu mesma coloco.
Oss!!

22/12/2009 14:28:02
“Aprendi”
Aprendi que eu não posso exigir o amor de ninguém, posso apenas dar boas razões para que gostem de mim e ter paciência, para que a vida faça o resto. Aprendi que não importa o quanto certas coisas sejam importantes para mim, tem gente que não dá a mínima e eu jamais conseguirei convencê-las. Aprendi que posso passar anos construindo uma verdade e destruí-la em apenas alguns segundos. Que posso usar meu charme por apenas 15 minutos... depois disso, preciso saber do que estou falando. Eu aprendi... Que posso fazer algo em um minuto e ter que responder por isso o resto da vida. Que por mais que se corte um pão em fatias, esse pão continua tendo duas faces... e o mesmo vale para tudo o que cortamos em nosso caminho. Aprendi... Que vai demorar muito para me transformar na pessoa que quero ser... e devo ter paciência. Mas, aprendi também, que posso ir além dos limites que eu próprio coloquei. Aprendi que preciso escolher entre controlar meus pensamentos ou ser controlado por eles. Que os heróis são pessoas que fazem o que devem fazer “naquele” momento, independentemente do medo que sentem. Aprendi que perdoar exige muita prática.Que há muita gente que gosta de mim, mas não consegue expressar isso. Aprendi... Que nos momentos mais difíceis, a ajuda veio justamente daquela pessoa que eu achava que iria tentar piorar as coisas. Aprendi que posso ficar furioso, tenho direito de me irritar, mas não tenho o direito de ser cruel. Que jamais posso dizer a uma criança que seus sonhos são impossíveis, pois seria uma tragédia para o mundo se eu conseguisse convencê-la disso. Eu aprendi que meu melhor amigo vai me machucar de vez em quando... E que eu tenho que me acostumar com isso. Que não é o bastante ser perdoado pelos outros... eu preciso me perdoar primeiro. Aprendi que, não importa o quanto meu coração esteja sofrendo, o mundo não vai parar por causa disso. Eu aprendi... Que as circunstâncias de minha infância são responsáveis pelo que eu sou, mas não pelas escolhas que eu faço quando adulto. Aprendi que, numa briga, eu preciso escolher de que lado estou, mesmo quando não quero me envolver. Que, quando duas pessoas discutem, não significa que elas se odeiem; e quando duas pessoas não discutem, não significa que elas se amem. Aprendi que, por mais que eu queira proteger os meus filhos, eles vão se machucar e eu também. Isso faz parte da vida. Aprendi que a minha existência pode mudar para sempre, em poucas horas, por causa de gente que eu nunca vi antes. Aprendi também que diplomas na parede não me fazem mais respeitável ou mais sábio. Aprendi que as palavras de amor perdem o sentido, quando usadas sem critério. E que amigos não são apenas para guardar no fundo do peito, mas para mostrar que são amigos. Aprendi que certas pessoas vão embora da nossa vida de qualquer maneira, mesmo que desejemos retê-las para sempre. Aprendi, afinal, que é difícil traçar uma linha entre ser gentil, não ferir as pessoas, e saber lutar pelas coisas em que acredito. Com essa folha de papel eu aprendi que ainda tenho muito a aprender... E você??

21/12/2009 09:20:21
20-12-2009
Enfim chegou o dia da revelação, todos presentes, ansiosos pelo iníco da Cerimônia tão esperada por toda a semana.
A expectativa está nos olhos de cada um...
O Shidoshi chama um por um, mostra o quanto conhece de cada um, o que cada um já desenvolveu e o que precisa desenvolver, e entrega sua nova graduação
Muitas emoções, muitas surpresas, é impossível para alguns conter as lágrimas que saem do coração.
Fui graduada Faixa Roxa - Instrutor nível um, uma grande surpresa para mim, e uma grande honra também, já que nosso Shidoshi analisa todos de forma justa, e ter esse reconhecimento siginifica para mim que preciso me aprimorar mais, treinar mais, para merecer mais ainda essa confiança.
Parabéns a todos os Bushis e que possam continuar nesse caminho. OSS!!

15/12/2009 14:53:49
13-12-2009
Exame de faixa Bushido Ryu
Nossa!! É a minha terceira participação, mas o friozinho na barriga é inevitável.
Esse ano estávamos em um número bem maior que o ano passado, o Dojo estava lindo de se ver.
A postura dos alunos refletia os ensinamentos do Shidoshi no início do exame, o respeito com os colegas, as visitas e principalmente com o Shidoshi era visível a qualquer pessoa.
Um torcia para o outro e desejavam boa sorte entre si. Tivemos demonstrações maravilhosas de técnicas, controle em alguns alunos , um reflexo do nosso Shidoshi ,que ficou claro como a água, principal símbolo da nossa Arte.
Nesse dia vi o quanto preciso me dedicar, treinar, estudar, pois estou apenas na pontinha do Iceberg desse Universo que é o Bushido Ryu.
Enfim foi mais um dia de aprendizado.
Parabéns a todos que deram o melhor de si, atenção aqueles que não foram sinceros consigo mesmo, que possam repetir mais vezes esse ano:” Sou treinado para ser justo, leal e verdadeiro” e aos coloridas que se superam em postura, técnica e controle um muito obrigado por ter proporcionado um “Show” aos irmãos de Arte que estão iniciando ou estão crescendo, e com certeza são motivo de muito orgulho para o nosso Shidoshi, e não poderia deixar de citar, já que tecnicamente deve ser um exemplo para nós, em especial ao Cleverson, que venho acompanhando desde o começo e tendo prazer de constatar essa evolução maravilhosa!!
Parabéns você está no caminho certo, mantenha sua humildade, pois novas provas virão...
OSS!!

6/11/2009 11:25:31

"Para Refletir.."
" Uma Pedra no Caminho "
" Conta-se que há muitos anos um Rei colocou uma enorme pedra na estrada e se escondeu para ver se alguém tentaria remove-la. Ricos mercadores e cortesãos passaram pela estrada e simplesmente contornaram a pedra. Muitos reclamaram culpando o Rei pela má conservação da estrada, mas nenhum fez qualquer tentativa para tirar a pedra do caminho Então veio um camponês com um balaio de verduras, e chegando onde estava a pedra o camponês pôs o balaio no chão e tentou remover a pedra para a margem da estrada, depois de muito esforço conseguiu. Quando o camponês voltou para apanhar o balaio, ele viu uma bolsinha no chão no lugar de onde tinha removido a pedra. Pegou a bolsinha e viu que nela continha muitas moedas de ouro com uma mensagem do Rei dizendo: essas moedas eram para quem tivesse removido a pedra do caminho. O Camponês aprendeu então o que muitos jamais entenderam. Em cada obstáculo, surge uma oportunidade para melhorarmos. Quando tiver algum problema faça alguma coisa, se não puder passar por cima, passe por baixo, passe através , dê a volta, vá pela direita, vá pela esquerda, se não puder obter o material certo, vá procurá-lo, se não puder encontrá-lo , substitua, se não puder substituí-lo, improvise, se não puder improvisar, inove, mas acima de tudo faça alguma coisa. Isso é Bushido Ryu... OSS!! "
"Há dois gêneros de pessoas que nunca chegam a lugar nenhum: As que NÃO querem fazer nada e as que só inventam desculpas...

30/10/2009 09:17:01
Treino de 24-10-2009 - Sábado O Tatame está cheio hoje... Temos duas alunas novas trazidas pela Bete.. Tantielle e Tailane, hoje o Shidoshi me fez revezar com o Cido entre as duas. A Bete passou muito boas referências sobre o Bushido... No final do treino a fisionomia das duas já dizia tudo...adoraram e estarão de volta no próximo sábado...Sejam bem vindas a família Bushido Ryu.. Oss!!

30/10/2009 08:59:04
Treino de 23-10-2009.... Hoje treinei com a Rose... Eita baixinha determinada, fico muito orgulhosa de ver sua determinação, ela está melhor a cada dia... Oss!!

30/10/2009 08:56:09
Treino de 22-10-2009 - Quinta-Feira Caro diário.. demorei porque esta semana estou bem atarefada... Bem quero falar sobre o treino de quinta-feira, começou uma aluna nova: Priscila - irmã da Patrícia "Ruiva" a irmá tb é ruiva rs rs. Tímida, meio apreensiva, acaba de vencer a barreira entre o banco e o Tatame. Masakatsu-Agatsu -( A vitória sobre si mesmo , aqui e agora) Aqui e agora começa a busca da Vitória sobre si mesma... vc vai se surpreender... Oss!!

22/10/2009 16:38:07
22-10-2009 - Para refletir.... "Uma atitude pode mudar o rumo de uma história, outras pode mudar a história de quem tem a vida pela frente"

22/10/2009 15:55:20
Treino de 21-10 - "Metal clube" Tudo indicava que seria um treino bom como é sempre, mas esse, noosssa!! foi muito bom, com peso nos tornozelos e alteres nas mãos, vamos trabalhar braços e pernas, e mais braços e pernas, e mais braços e pernas, enfim... sem pesos agora, vamos sentir o efeito que os pesos causam, ai sim... muito suor, respiração ofegante, batimentos cardíacos acelerados enquanto ouviámos os "gritos" de incentivo do Shidoshi que soam como musica para nossos ouvidos. Tem momentos que pensamos em comum, parece que conseguimos até ler o pensamento uns dos outros: Nossa!! ele vai acabar com a gente... não aguentamos mais, mas ele parece saber que aguentamos sim, e nos força um pouco mais, não quer o nosso mínimo, se recusa a aceitar o nosso mínimo, quer o nosso máximo, o máximo que nós mesmos desconhemos, e ele proporciona esse encontro tão maravilhoso com o nosso máximo, mais máximo a cada treino. Obrigada Shidoshi...Oss!!

21/10/2009 09:29:32
Treino de 20-10 - "No Dojo" Na verdade não tinha certeza se iria treinar ou não, já que treinei ontem...mas resolvi treinar, e foi muito bom, novamente o Shidoshi fez ´tal do "rodizio", e novamente passamos com ele, como sempre muito bom, tinham poucos alunos e assim fica possível esclarecer dúvidas, corrigir os movimentos e melhorar no treino. fiquei algumas vezes com a Helen, e que felicidade ao ver que ela j´consegue fazer parada de mãos, como ela está evoluindo...Suamos bastante com movimentos dinâmicos, e hoje me sinto muito bem, nenhum cansaço, pronta para o treino de hoje. "Sempre pronta" OSS!!

21/10/2009 09:26:26
Treino de 19-10 Depois de algumas técnicas sozinha, escolhi o Nilson ( aluno novo ) para ser meu par no treino de hoje, porém o Shidoshi deu um treino de "rodizio", todos passam com todos, inclusive com ele. Foi muito bom, nesse tipo de treino podemos aproveitar bem, pois são alturas, pesos e idades diferentes entre nós, com ele então, Nooossa!! dá p/ treinar mesmo, Eita homem p/ fazer vc superar seu limite...Obrigada Shidoshi por extrair de mim o "Suco". OSS!!!

17/10/2009 11:00:54
Treino de 16-10 O treino começa bem dinâmico,fiquei com a Tereza hoje, que está em seu 5º treino, a evolução´já é notória nela, sua percepção de movimentos está aflorando, sua defesa já está mais rápida e centrada, a ansiedade em se antecipar ao golpe p/ defende-lo aos poucos está dando lugar a suavidade. Agora já é possivel algumas correções, como postura, base. Muito esforçada, e atenta se propõe a tentar fazer tudo.Já entende que no Dojo,no momento do treinamento não cabe um pedido de desculpa por alguma falha, OSS!! simplesmente OSS!! á linguagem do Bushi, já diz tudo. Ela parece ter se identificado com o Bushido Ryu e está absorvendo tudo de bom e positivo que o treinamento pode lhe oferecer. Tereza, continue assim, vença á si mesma e vencerá as provas que a vida venha propor em seu caminho, bem vinda ao "BUDO" (Caminho da Artes). Estou orgulhosa em ver seu desenvolvimento e honrada em poder passar para você o que já aprendi até hoje, ao mesmo tempo que aprendo com você também. Oss!!

13/10/2009 15:28:05
12-10-2009 " Ao Mestre com Carinho" Hoje o treino foi diferente, a homenagen foi inteiramente dedicada ao nosso Mestre "Shidoshi Marcelo Gomes, homenagem esta , muito pequna diante de sua grandeza e contribuição para com seus alunos. A noite já havia chegado com sua escuridão, mas a sala se iluminou com a presença forte e marcante do Shidoshi. alguns alunos já se encontravam no Dojo aguardando a chegada do Mestre. com a chegada do restante deu-se início a homenagem preparada com muito carinho por alguns alunos e com a contribuição de outros. todos sentaram-se junto com ele para ver no telão um pouquinho da vida de uma pessoa que nos dá tanto, nos ensina tanto, narrada por uma humilde aluna, diante de tanta experiência e sabedoria, seus Pais, seus filhos, seu antigos e novos alunos. A historia começou em Belem do Pará, a centenas de kilometros de São Paulo, e chegou aqui onde um sonho nasceu e se realizou , ter o seu próprio Dojo, ele que vive essa grande paixão que é ensinar Bushido Ryu. Saõ dois em um Marcelo Gomes nao existe sem Bushido Ryu e seus alunos e Bushido Ryu e os alunos não existem sem Marcelo Gomes Shidoshi Parabens por seu aniversário, que o Criador o conserve por muitos anos junto a nós OSS!!!

8/10/2009 20:14:33
Treino de 07-10 O treino começou dinâmico, com movimentos de braços com peso,movimentos de pernas só p/ aquecer, rs rs, progredindo para movimentação e troca de técnicas em pares, muito suor, batimentos cardíacos acelerados,situação facilmente alcançada no Bushido Ryu. Final surpreendente: Um Bushi nos presenteia com sua vóz colocada em uma música ( Tempo Perdido - Renato Russo ) escolhida pelo Shidoshi: Rose San com seu violão contagia os outros Bushis que conhecem a letra e começam a acompanha-la, a música agora em coro toma conta do Dojo e uma energia singular domina todo o espaço, contagiando até quem está só assistindo,um momento mágico vivido por todos ali. O Shidoshi comenta as estrofes com sabedoria e clareza, dá a oportunidade de comentarios também para quem quizer,alguns alunos tecem seus tímidos comentários. A frase que gostei:Não tenho mais o tempo que passou,mas tenho muito tempo, tenho todo tempo do mundo" para viver o que quizer,para evoluir o máximo. Isso é a Arte vivida por inteiro. Oss!!

6/10/2009 20:47:09
Treino de 05-10 Aperfeiçoamento para as meninas. Os rapazes são de suma importância p/ nós nessa fase do treino. o olhar observador do Shidoshi passeia pelo dojo,avaliando a evolução de cada um. Lição do dia: Massakatsu-Agatsu! "A vitória aqui e agora, sobre si mesmo." Oss

1/10/2009 20:50:33
Treino de 28 e 30-09 - Não treinei no Tatame nesses dias, mas observar também é treinar.Muitos ensinamentos são absorvidos,os novatos são observados. No Bushido aprendemos de várias formas. Oss

25/9/2009 14:40:48
Treino de 23-09 - Uffa !! suado, Eita peso que pesa rs rs Conselho do Shidoshi: Não façam aos outros o que não gostaria que fizessem a vc. O que eu não posso? Aquilo que eu não quizer, se eu quero eu posso.

25/9/2009 14:40:05
"O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer." ( Albert Einstein )

23/9/2009 08:31:57
É já faz muito tempo que passei por aqui, o Bushido Ryu contribuiu muito para minha recuperação. Também tivemos muitas conquistas este ano, o Bushido Ryu está crescendo a cada dia e influenciando cada vez mais a vidas dos que o conhecem. Treino de 21-09 Muitos bichos no Tatame rs rs, flexões com o Shidoshi, muito suor e resistência colocada a toda prova, vocês vão ficar muito fortes, ele diz. A equipe feminina está crescendo, alguns já sabem o que buscam, outros estão conhecendo o caminho e aos poucos encontrando-se consigo mesmo nesse caminho, que ,como diz o Bushi Elenylson de Belém do Pará : é difícil, mas não foi criado p/ ser fácil "ISSO É BUSHIDO RYU" OSS.

28/7/2008 13:52:08
Após um tempo afastada estou voltando a treinar . embora estivesse sempre presente nos treinos, senti muita falta nesses meses que não podia treinar fisicamente . O Bushido Ryu hoje faz parte da minha vida como um todo, e poder voltar e desfrutar dos ensinamentos do Shidoshi é maravilhoso. Oss

12/11/2007 12:37:17
Sou um Bushi - e quero agradecer ao meu Shidoshi pelo treinamento aplicado, que vem nos fortalecendo a cada dia. Sua filosofia de vida e seus ensinamentos são de grande valia na formação dos jovens e no aprimoramento dos alunos mais velhos, já que p/ quem quer ser um praticante de Bushido Ryu a idade não é nenhum empecilho, a vontade sim é o que conta. Oss

26/6/2007 13:05:51
Quero deixar aqui uma frase que resume o Bushido Ryu na minha vida: Aquele que conhecer e praticar Bushido Ryu jamais será o mesmo!! OSS.

30/5/2007 15:03:01
No domingo último , dia 27-05 aconteceu nosso 1º Festival da Amizade de Artes Marciais organizado pela Diretoria da CBBB e colaboradores, sob o comando do Shidoshi Marcelo Gomes. foi um S U C E S S O !! Resultado de um trabalho feito com muito carinho,empenho e dedicação. Estou muito feliz de ter contribuido um pouco p/ esta realização e agradeço em nome de toda a Diretoria a colaboração de todos que direta ou indiretamente colaboraram para o resultado final. OSS

7/4/2007 21:51:54
Hoje o treino na Escola foi muito bom..Deu p/ notar que as crianças estão com muita vontade de aprender . e estamos conseguindo passar p/elas o verdadeiro espirito do Bushido, que se resume no encontro consigo mesmo , p/ ser uma pessoa melhor , mais forte e mais conciente p/ si mesmo e para com os outros. É muito bom ver o respeito delas com o Professor.. Estou feliz também , pois estamos prestes a realizar uma grande conquista que eu conto depois... Oss.

19/2/2007 15:39:00
Quero descrever aqui um dos benefícios que o Bushido Ryu me proporcionou do ponto de vista médico/fisico. A mais ou menos 5 anos atrás tive um problema sério de dores fortes na coluna e ao ir ao médico descobri que tinha Escoliose ( um desvio na coluna) causado por trabalhar muito tempo sentada, má postura etc. E 09-02 estive no ortopedista p/uma verificação na coluna e o Raio X mostrou que eu não tenho mais este desvio, eu vi na tela uma coluna retinha, o médico nem acreditou que eu já tive desvio, e com certeza eu devo isso a pratica de 10 meses Bushido Ryu. A cada dia me sinto cada vez melhor comigo mesma, aprendo mais, conheço mais esta Arte que está me fazendo tão bem. Oss.

9/2/2007 09:30:37
Na quarta-feira dia 07-02 , tive a oportunidade de iniciar o aquecimento que realizamos no início do treino , já que nosso Shidoshi precisou chegar alguns minutos mais tarde. Posso dizer que foi uma experiência gratificante , e pude perceber tb que preciso evoluir muito ainda ,e que cada dia o Bushido se torna mais importante em minha vida. Quanto mais treino, mais quero treinar, e quando tenho a oportunidade de passar um pouco do que já sei p/ quem está começando fico muito feliz, ver alguém dando os primeiro passos no conhecimento da arte é muito bom Oss.

21/1/2007 19:57:30
Ontem sabado, dia 20-01-2007, mais um dia de Bushido Ryu na escola, estamos felizes com o resultado do nosso trabalho. Fizemos um trabalho de divulgação no bairro que nos trouxe frutos, recebemos no treino anterior 2 alunos novos e ontem mais 3. E uma alegria em particular, pude ver meu filho, Rodrigo que ja treinou algumas vezes, participando do treino nesse dia , pois sei que o Bushido Ryu vai ser de grande importância p/ que ele se torne um grande Homem, pois já é um filho maravilhoso É um trabalho muito gratificante, Auxiliar meu Shidoshi nesse trabalho e tão importante p/ mim , quanto praticar.

21/1/2007 19:52:24
Sexta-Feira 19-01-2007 tive mais uma oportunidade no Bushido Ryu. Eu e outros alunos (Anderson - Felipe - Lucas - Leandro - Alessandra ) acompanhamos nosso Shidoshi p/ mais um treino, agora na academia Impacto em seu segundo treino. No primeiro com dois alunos novos no Bushido e agora no segundo , já com 4, que me pareceram muito satisfeitos com os resultados que podem conseguir já no início do aprendizado. É o Bushido abrindo caminhos. OSS.

19/11/2006 23:02:28
Hoje 19-11-2006 - Estamos na quarta aula do Projeto Bushido Ryu na Escola, é cedo ainda , mas acredito que será de grande ajuda p/ o futuro das crianças que estão participando do projeto, pois trabalhamos o fisico , o emocional e o espiritual. Tenho muito , muito mesmo o que aprender , mas me sinto muito bem em poder compartilhar com o pouquinho que sei com eles.

15/9/2006 11:55:17
Agora posso dizer que já aprendi muitas coisas com o Bushido-Ryu, me sinto mais segura p/ tomar algumas decisões, consigo enfrentar algumas situações do dia a dia com mais firmeza e determinação e tb com um controle emocional mais desenvolvido, além de estar me fazendo muito bem fisicamente.
Hoje posso dizer que o Bushido-Ryu me deu mais segurança nas decisões, aprendi a me conhecer melhor e manter o auto-controle em algumas situações, sinto que ainda tenho muito, muito mesmo a desenvolver, pois o Bushido é um grande Universo, e agradeço ao meu Shidoshi Marcelo Gomes por toda sua dedicação. OSS