DOJO HUMBO DOJO

      

       Arnaldo Barbosa
       Claudenice Pereira
       Debora Maria de Souza
       Felipe Costacurta Paruce
       Izabel Cristina da Silva
       Maria Aparecida da Silva Bittencourt
       Maria Luiza Lopes de Azevedo Barril
       Nadya Caroline Azevedo Pereira de Sousa
       Nubia de Azevedo Pereira
       Olivia Edivaldo
       Silvia Martins Borges

Shiro Obi – Sem graduação - Mu Kyu

Essa é a cor do desprendimento.

O branco reflete todas as cores. A própria cor dessa faixa indica que o seu portador ainda possui a ingenuidade e deve procurar manter a mente limpa. Entretanto, ele tem em potencial, todas as cores das demais faixas posteriores e assim como o fogo está na pedra, cabe a ele, fazê-lo brotar através da fricção do treino árduo.

A busca nesse grau é pela purificação e transformação, diante do infinito conhecimento que tem diante de si. Essa faixa nos diz que o iniciante deve buscar a humildade e a imaginação criativa, através da limpeza e da claridade dos pensamentos. É a cor síntese do arco-íris e a mais associada ao sagrado, pois simboliza paz, pureza, perfeição e especialmente o absoluto. Ela nos diz que devemos buscar a pureza, sinceridade e a verdade. Repelindo os pensamentos negativos, procurando elevá-los, para que encontremos o equilíbrio interior, segurança e desenvolvamos o instinto e a memória.

O branco simboliza uma espécie de coringa, para todos os propósitos, é o substituto para qualquer cor, assim como uma tela em branco esperando para ser pintada.